domingo, 19 de julho de 2015

BIOMA PAMPAS

O bioma Pampas também é conhecido como Campanha Gaúcha, Campos do Sul, Campos Sulinos e Pampa.


LOCALIZAÇÃO:
    O bioma “Pampas” se localiza na Argentina, no Rio Grande do Sul (Brasil) e no Uruguai. O bioma abrange cerca de 700 mil km².





ALTERAÇÕES:
 Um dos principais problemas enfrentados na região é a sivicultura (cultura de eucaliptos), que tem se tornado cada vez mais comum, muda sua paisagem e, afeta em sua biodiversidade.


HIDROGRAFIA:
O pampas apresenta duas bacias hidrográficas principais que são: a Costeira do Sul e a Rio Prata. Os rios Santa Maria, Uruguai, Jacuí, Ibicuí e o Vacacaí são importes para o bioma.   


FAUNA E FLORA:
    Na fauna, muitos animais como loros, periquitos, aves, borboletas, macacos, pumas, tamanduás, jacarés, formicas, iguanas, calangos, antas e onças, marcam muito este bioma.
   
    Na flora, pesquisas indicam que o Pampas apresenta aproximadamente 3000 espécies de plantas, algumas delas:
louro-pardo, cedro, cabreúva, canjerana, guajuvira, guatambu, grápia, campim-forquilha, grama-tapete, flechilhas, canafístula, barba-de-bode, pau-de-leite, unha-de-gato, bracatinga, cabelos-de-porco, angico-vermelho, caroba, babosa-do-campo, amendoim-nativo, trevo-nativo, cactáceas, timbaúva, araucárias, algarrobo, palmeira anã, dentre outros.
PRINCIPAIS AMEAÇAS:
Além da sivicultura, o método de agressão mais discutido é a monocultura da celulose.  
O desmatamento também é uma ameaça. Segundo pesquisas do Ministério do Meio Ambiente, até 2008 o desmatamento já havia dizimado 54% do bioma.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
    A vegetação do bioma Pampas é composto por gramíneas, plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos encontrados próximos a cursos d'água, que não são abundantes. Este bioma é muito importante, porque auxilia na preservação da biodiversidade, atenuando o efeito estufa e ajudando a controlar a erosão.





CLIMA E TEMPERATURA:
    O bioma tem o clima frio e úmido. No inverno, as temperaturas podem ser negativas, e pode ocorrer geadas. No verão as temperaturas podem atingir até 35°.



Nenhum comentário:

Postar um comentário