A Mata Atlântica foi uma floresta muito colonizada na época de 1500, pois nela, ficava, a famosa árvore “pau-brasil”.
LOCALIZAÇÃO:
A Mata Atlântica abrange parte do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, ocupando 1,3 milhões de quilômetros quadrados.
ALTERAÇÕES:
A principal alteração do homem que a mata sofreu foi o desmatamento. Em 1500 ela ultrapassava a “zona” que ela ocupa hoje em dia. Por causa disso existem ONG’s para chamar a atenção, e pararem. Muitas destas organizações falam: “O homem não só está destruindo as florestas, ele inclusive está se auto destruindo, porque se as pessoas continuarem com o desmatamento, vai chegar um dia que as plantas não vão mais existir, e da onde vai surgir o ar?”, mas, isso não funciona, se quem tem a atitude do desmatamento se importasse, quem sabe? Muita gente acha que como está “sobrando” plantas e florestas, não vai fazer diferença, mas na verdade faz, e muito.
O problema é, que as espectativas, se continuar assim, são que algum dia a Mata Atlântica pode chegar a não existir.
HIDROGRAFIA:
A Mata Atlântica contém oito bacias, sendo que sete pertencem às nove maiores bacias hidrográficas brasileiras. Nela estão os mananciais, que abastecem 70% da população brasileira.
As bacias hidrográficas existentes na Mata Atlântica são as: Atlântico Leste, Atlântico Nordeste Oriental, Atlântico Sudeste, Atlântico Sul, Paraná, Parnaíba, São Francisco e Uruguai.
FAUNA E FLORA:
A Mata Atlântica é muito diversificada em sua fauna. Ela tem quase mil espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes, totalizando em torno de 2.190 espécies.
A Mata Atlântica possui cerca de 20.000 espécies de plantas. Existem muitas comidas e bebidas típicas da mata como a jabuticaba, a goiaba, o araçá, a pitanga, o caju, o cambuci, o cambucá, a cabeludinha, a uvaia, a erva mate (matéria prima do chimarrão, bebida bastante popular na região sul).
PRINCIPAIS AMEAÇAS:
Durante muitos anos a Mata Atlântica lucrou muito para o homem. A principal ameaça, foi a extração predatória do pau-brasil, utilizado para tintura de tecidos e construções. A segunda principal, foi o investimento na cana de açúcar, que parece algo normal, mas por causa disso grandes áreas da Mata Atlântica foram destruídas, não apenas para abrir espaço para os canaviais, mas também, para “alimentar” as construções dos engenhos e as fornalhas da indústria de açúcar. A queimada até hoje faz parte das ameaças a mata. O extrato de ouro, a imigração de povos, o extrato do café, a agricultura, a pecuária, dentre outros, também marcaram a história de ameaças da Mata Atlântica.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
A Mata Atlântica tem uma estimativa, de que já tenha sido desmatado 96% de sua área original.
CLIMA E TEMPERATURA:
O clima da Mata Atlântica é tropical e subtropical. Sua temperatura anual varia entre 37° 40°C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário